A melhor visualização deste blog é através do Firefox e monitor 21'

Baunilha


Dias atrás externei meu completo desconhecimento da vagem de baunilha, Lia e Estela me deram a dica, fui atrás e cá está o que encontrei:

Os povos pré-colombianos consideravam a baunilha um preente dos deuses, uma dádiva divina.
Para os espanhóis tratava-se de um eficiente afrodisíaco.
O que se sabe com certeza é que essa especiaria garante um toque especial aos doces e, também, aos sagados.

Conta a lenda que no reino de Totonocopan, onde hoje é o México, nasceu certa vez uma linda princesa. Os pais ficaram impressionados e, para agradecer pela bênção, decidiram dedicar a vida da filha aos deuses.
Porém, a garota se apaixonou por um jovem mortal com quem decidiu fugir. Não deu certo pois o casal foi descoberto e cruelmente assassinado.
Tempos depois, no local onde havia sido derramado o sangue dos namorados, brotou um arbusto com graciosas orquídeas.
Um dia as flores murcharam e no seu lugar surgiram pequenas favas que exalavam um perfume intenso e delicioso. Era a baunilha.
Esta história faz parte do folclore das civilizações pré-coloniais que introduziram a especiaria no mundo gastronômico.
A baunilha, considerada um presente divino, perfumava tanto os pratos quanto os ambientes das casas.
Mais tarde, os espanhóis levaram a fava para a Europa com a propaganda na ponta da língua dizendo que era afrodisíaco, especialmente quando consumida com chocolate. Essa crença persistiu por quase dois séculos.
Hoje a baunilha se retringe à culinária e seu sabor faz toda a diferença em pratos doces e salgados.
Use a essência - mais comum no Brasil -, ou a planta 'in natura', vendida em favas em empórios, mercados e lojas especializadas - alternativa mais cara, já que a unidade chega a custar por volta dos dez reais.
Ao substituir a essência pela planta, observe a proporção: 1 colher (chá) equivale a meia fava. Para utilizá-la, corte no sentido do comprimento e raspe a polpa preta com a ponta de uma faca.
Segundo a chef Mara Mello (da Mara Mello Doces de Autor, de São Paulo) a vantagem da fava é que o sabor fica mais suave, mas, se ao contrário, quizermos um aroma mais forte, devemos usar os dois juntos.

Fonte: Cláudia Comida & Bebida, março 2007


5 comentários:

Salsa Verde disse...

Olá Noah,
Isto é que é um verdadeiro documentário sobre a bela da vagem de baunilha, ingrediente, que, por sinal, adoro de paixão.
Fico feliz de ter ajudado de aguma forma.
Beijinhos,
Lia.

ameixa seca disse...

Adoro baunilha :)

Estela disse...

Olá Noah,
O cheirinho da baunilha me lembra infância. Me lembro dos biscoitos "Maria", que vinham em latas e quando a gente abria, o cheiro invadia até a alma.
Só gostaria de acrescentar que a essência da baunilha é também muito usada em perfumaria.
Bjs.

Lia disse...

Noah, muito obrigada por partilhar toda a sua pesquisa
beijinho querida

Mizinha disse...

Olá Noah! tudo bem!!! Que delicia essa baunilha, me lembram os biscoitos de infância, e o arroz doce,Bom lá em Belém do Pará, eu conheci outras utilidades para a baunilha, como esséncia, faço perfumes e lá descobri ,como usar essa vagem preciosa, os perfumes ficam delicados, imagime o ambiente, e o mais interessante é que poucos conseguem decifrar o aroma. Passa lá no blog mimos da Mizinha, tem um miminho rosa pra voce, Adorei seu texto, bjs

Related Posts with Thumbnails