A melhor visualização deste blog é através do Firefox e monitor 21'

Ceia de Ano Novo - Tradição e Simpatias que herdamos e adaptamos


Quem não conhece pelo menos uma simpatia para praticar na última noite do ano pretendendo garantir a paz, a saúde, o amor e a prosperidade?
Usar uma peça de roupa nova - de preferência branca -, brindar com espumante e principalmente comer certos alimentos, são algumas delas. Crendices antigas, que em sua maioria, chegaram ao Brasil com os portugueses. Devemos considerar que na Europa já era comum o costume de reunir a família para saborear refeições repletas de carnes, cereais e doces à meia-noite de 31 de dezembro na virada do ano.
Após as refeições, os portugueses, muito católicos, rezavam e faziam pedidos aos Santos. Cá no Brasil, a comemoração foi logo assimilada pelos negros, que paralelamente, não deixaram suas práticas de culto aos orixás, e pelos índios que também não deixaram de cultuar as forças da natureza.
O resultado dessa mistura de culturas se reflete na mesa e nas superstições brasileiras. A tradição desta festa européia ainda permanece, embora recriada, modificada e que com o tempo tenha ganho novos elementos e significados dando assim, margem a simpatias e rituais.
Mas, muito antes disso e que não podemos esquecer é que: de acordo com a mitologia grega, o titã Prometeu roubou o fogo do sol com um galho seco e por isso foi duramente castigado pelos deuses, porém, ele não se arrependeu pois as chamas permitiram ao homem forjar os metais, cozinhar os alimentos e o barro de seus utensílios e se aquecer no frio. A vida se transformou e o símbolo dessa mudança ficou no hábito da reunião em volta de uma fogueira como forma de proteção e sociabilidade. Nossas reuniões à mesa com familiares e convidados especiais/selecionados têm sim e, até hoje, esse mesmo sentido.
Tanto isso é verdade que: amizade, aceitação, hospitalidade, comunhão entre os homens são celebrados à mesa durante uma ceia cotidiana ou festiva.
No caso da comemoração do Ano Novo, muitos povos acreditam que comer carne de porco nessa noite traz sorte, porque esse animal focinha para frente, e por isso, vai impulsionar nossa vida adiante. Ao contrário, das aves que ciscam para trás, ou do caranguejo que anda de fasto (ré), que estão proibidos. Também são bem vindos os pratos com carne de carneiro ou peixe para atrair abundância; azeitonas, castanhas, lentilha, arroz, milho, abóbora, cenoura e beterraba que têm fama de trazer fartura. Entre as frutas devemos consumir uvas, romã, tangerina, maçã e/ou laranjas porque adoçam ‘o futuro’.

O assunto é longo e no fim do ano próximo, último da primeira década do século XXI, trago mais um capítulo.
Ficou curioso(a)? :D


Desejo a todos um Maravilhoso 2010
com muita saúde, sucesso
e o aconchego de quem vocês amam.
Feliz Ano Novo!

2 comentários:

Santa Gastronomia disse...

Querida amiga:
um Feliz Ano Novo prá vc!!!
Que em 2010 vc nos proporcione muito mais coisas legais em seu blog!

fátima.carrapa disse...

Receba um abraço de Portugal, que lhe mando eu. É a primeira vez que a visito e venho do blog de uma amiga comum.Gostei muito deste post , com o qual aprendi bastante. Obrigada!
FELIZ 2010.Voltarei mais vezes. Bjs. Bombom

Related Posts with Thumbnails